De acordo com o dicionário Oxford, ciúme é um estado emocional complexo que envolve um sentimento doloroso em relação a uma pessoa pela qual se deseja amor exclusivo; é o receio de que a pessoa amada direcione seu afeto a outra. Na psicologia, o ciúme é uma emoção provocada pela sensação de ameaça. Em relacionamentos abertos, essa emoção pode gerar diversos problemas para o casal. Estar em um relacionamento aberto não significa que a pessoa está imune ao ciúme. É natural sentir ciúme de vez em quando, mas quando esse sentimento se torna obsessivo, pode prejudicar o amor entre os parceiros.

Diante disso, a Revolution apresenta algumas dicas para lidar com essa emoção: Reconheça e respeite o que está sentindo, e lide com a situação de maneira saudável. Façam alguma atividade relaxante para ajudar a lidar com o ciúme, como escrever livremente, fazer uma caminhada ou correr, colorir desenhos ou outras atividades terapêuticas. Não se culpe por sentir ciúme ocasionalmente, pois isso é completamente normal. Não ignore o ciúme, pois fingir que nada está acontecendo só piorará a situação. Distraia-se quando estiver obcecado pelo ciúme, saindo sozinho ou com a parceira (ou parceiro), realizando atividades diferentes ou assistindo a um filme. Se estiver com ciúme porque a parceira está se envolvendo com outra pessoa, considere usar aplicativos de relacionamento para encontrar novas conexões. Mude de ambiente e perspectiva para reduzir o estresse e processar melhor os sentimentos de ciúme. Reflita sobre seus sentimentos irracionais, como ciúmes, e tente entender suas origens. Lembre-se do que torna você especial e único para aumentar sua autoconfiança. Comunique-se com sua parceira sobre seus sentimentos de ciúme para encontrar uma solução juntos. Se a parceira quebrar uma regra pré-estabelecida, não ignore a situação. É importante abordar o assunto com maturidade e respeito.

É normal e até benéfico sentir um pouco de ciúmes, pois demonstra o valor que você atribui ao relacionamento. Desde que não seja excessivo, o ciúme não é um problema grave. Essas dicas podem ajudar a lidar com o ciúme em relacionamentos abertos, mantendo a saúde e a felicidade do casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem alguma dúvida?
Compartilhe!