Há muita discussão sobre relacionamentos liberais, mas manter uma relação saudável e feliz após romper com a monogamia é um desafio. Não há verdadeira liberdade em um namoro ou casamento aberto sem que ambas as partes se comprometam a seguir algumas regras.
De acordo com a literatura, os parceiros devem entender que, em um relacionamento aberto, assumiram um compromisso, mas estão abertos a possíveis envolvimentos físicos com outras pessoas. Para alguns casais, o relacionamento aberto é uma filosofia de vida, um sinônimo de amor livre.
No entanto, as regras básicas são essenciais, pois a liberdade absoluta pode criar caos. Iniciar um relacionamento liberal ou aberto não salva um casamento falido. É necessário ter muita confiança para que as experiências fora do relacionamento não comprometam o amor e o vínculo de fidelidade. Em um relacionamento aberto, pode haver traição se o acordo for quebrado, sendo a confiança e o diálogo as primeiras regras que devem ser bem definidas.
Antes de abrir o relacionamento, é importante esclarecer os limites e as formas que se adequem a você e ao seu parceiro. Ambos devem ter claro o que desejam e o que não desejam que aconteça, sendo mais explícitas as regras, melhor. No contrato prévio, vocês devem definir até onde podem ir ao se envolverem com alguém fora do relacionamento, determinando se é apenas sexo ou se o afeto por outro também é permitido, pois pode ocorrer de um de vocês se apaixonar.
Se sinais como ciúme intenso, sentimentos de inferioridade e discussões frequentes começam a surgir, pode ser um indicativo de que é hora de reconsiderar se o relacionamento aberto é adequado para vocês. Quando os momentos dedicados ao relacionamento aberto superam em muito os momentos de convivência a dois, problemas podem surgir. Se vocês estão perdendo a oportunidade de construir coisas juntos como casal, talvez seja o momento certo para avaliar se os benefícios superam as consequências negativas.
Outra dica é começar devagar, com experiências mais leves em um lugar neutro, como a Revolution Swing Club, uma casa que promove festas que podem levar a uma paquera ou a um encontro mais casual, favorecendo a realização de fetiches.
A chave do relacionamento aberto está no compromisso mútuo por meio da cumplicidade e da lealdade entre o casal. É necessário muito diálogo franco para que um relacionamento aberto seja positivo e feliz, sendo a sinceridade com o parceiro sempre o principal ponto.