Em um relacionamento monogâmico, a insegurança já é um problema, pois pode gerar ciúmes e situações que tornam o relacionamento pesado. Em uma relação não monogâmica, aí é que precisamos ter cuidado com nossa insegurança, pois pode simplesmente destruir o relacionamento. Pensando nisso, nós da equipe Revolution, com base em experiências pessoais, separamos algumas dicas que podem ajudar a lidar com a insegurança e aumentar a autoestima.
Para começar, é preciso ter empatia e paciência com o parceiro(a), tentando entender quais são os maiores medos do outro e se eles são reais ou não. Algumas vezes, precisaremos enfrentar o medo e lidar com ele, fazendo com que a situação seja tangível e contornável. Desenvolvam autoestima e autoconfiança como casal.
Parem de se cobrar tanto. Busquem desenvolver seus fetiches e realizá-los com muito diálogo, fortalecendo o autoconhecimento e a autoestima. Aprendam mais sobre os limites do outro. Conhecer os pontos fortes da relação e entender o que pode ser melhorado trará mais segurança para lidar e aceitar imperfeições.
Lembrem-se, nenhum relacionamento consegue ser perfeito o tempo todo, nem poderia ser assim; algumas conversas difíceis serão necessárias.
Outra dica que posso dar é evitar comparações. Cada relação é única; entender que cada ser é único e autêntico. Busquem melhorar o que pode ser melhorado sem se cobrarem demais e sem cobrar do outro, pois seu parceiro é único. Enaltecer as características da personalidade dele(a) alcançará a plenitude. Busquem cuidar da saúde mental e do corpo sem obsessão; a aparência é importante para que se sintam bem e não para agradar aos outros. Em casal, é bom treinar juntos e fazer terapia, são boas dicas que podem ajudar.
Em última análise, a jornada rumo à confiança mútua e ao amor próprio é um processo contínuo, mas, com dedicação e compreensão mútua, podemos fortalecer os alicerces do relacionamento e criar uma base sólida para o crescimento conjunto.