As tendências observadas nos aplicativos de encontros refletem o crescente interesse por relacionamentos não monogâmicos.

 

Por um lado, surgiram plataformas focadas especificamente na não monogamia, abrangendo relacionamentos abertos, para satisfazer a curiosidade em ascensão. Além disso, até mesmo os aplicativos de encontros mais convencionais, como o Tinder, já observaram um aumento significativo no interesse por relacionamentos abertos e encontros de casais, ménage e outras fantasias.

 

De acordo com um representante de um aplicativo de relacionamento em uma entrevista para a BBC, embora a maioria dos usuários do aplicativo OkCupid busque relacionamentos monogâmicos, a proporção daqueles que procuram relacionamentos não monogâmicos aumentou em 7% em 2021, conforme relatado na entrevista.

 

Além disso, dados de 2022 do aplicativo de encontros Hinge revelaram que 20% dos usuários do Hinge “consideraram” experimentar um relacionamento aberto, enquanto 10% já tiveram essa experiência.

 

Samuel Alcântara, psicanalista e doutorando UFMG, analisa que “obviamente, este uso traz consequências interessantes, positivas e negativas. Dentre as negativas, temos a superoferta de demanda, a depressividade desejante, justamente porque você subentende que o outro deve estar sempre presente e, em contrapartida, tem coisas muito interessantes. Porque a gente tem acesso a visões de mundo completamente distintas de toda a experiência que a gente já teve acesso ou que teria acesso na realidade material. Porque obviamente a gente tem limitação espacial e a internet rompe todas as limitações de espaço-tempo. Você tem acesso a partir de alguns cliques a visões de mundo completamente diferentes do que a experiência que você teria localizada ou localizado exclusivamente numa cidade do interior do Rio Grande do Sul ou em algum lugar na África, Ásia, você tem acesso a outras possibilidades de ser e estar no mundo e aí, obviamente, você começa a questionar as normas, as regras que regulam a sociedade, dentre elas o próprio estatuto da monogamia”. Concluiu.

 

Portanto, existem aplicativos específicos para o meio liberal. Alguns são bem conhecidos, como o Sexlog, Crs, Ysos, Feeld, 3fun, Pitanga Club – Viva um poliamor, Swingers Party, entre outros. O importante é sempre manter o respeito para garantir a diversão de todos os envolvidos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem alguma dúvida?
Compartilhe!